Sopa de Olga

Ela chegou no fim da tarde gelada de sábado trazendo uma cuca. Na noite anterior, a neurose, campeã em bagunçar planos, mexeu os pauzinhos e o jantar combinado não tinha ocorrido. Ela voltou. Não para compensar nada, mas porque a maturidade já mostrou que é possível transformar o “não deu” em “eu volto”. Delicadezas que surgem para fermentar.

A casa, no entanto, não colaborava com nenhuma ideia perfeita de um encontro entre amigas. Havia o coro de sempre: “mãe, mãe, mãe”, entoado por uma jovem adulta, uma pré-adolescente que ultimamente vive emburrada, um cinquentão monopolizando o sofá da sala, uma cachorrinha convencida de que é gente, dois gatos, telefones, televisão… A vida acontecendo com toda a falta de cerimônia que lhe pertence. E com todos os ingredientes do texto famoso do Drummond, que diz que uma casa não é um cenário estático.

A conversa tropeçava aos pedaços. Uma, exausta; outra, trazendo o peso dos próprios dias. E as nossas mães, tão independentes e fortes outrora, agora ocupando um lugar curioso da existência: depois de terem sido abrigo, passam a precisar que sejamos o delas.

Quase não houve silêncios. Também não houve privacidade. Mas houve aquela liberdade rara de não precisar oferecer à outra a melhor versão de si. A sensação de simplesmente poder ser é uma conquista rara e preciosa.

O encontro durou bem menos que o desejado: a boa amizade deve saber quando é hora do abraço apagar a luz.

Ela foi embora, continuei andando pela casa, e uma lembrança me encontrou sem pedir licença: a sopa da mãe dela. Lembrei daqueles legumes miudinhos, todos do mesmo tamanho, dançando, coloridos, dentro do vidro de conservas enquanto o carro seguia viagem. Nunca mais esqueci daquela sopa. Junto ao mel batido que seu pai fazia, são as duas lembranças mais doces que guardo da casa dela.

Pouco antes, enquanto me contava, ainda espantada, que o pai nunca conseguiu (ou nunca quis?) se afastar da mãe, apesar de tantos anos de durezas, eu lembrava justamente daquela sopa… Porque ninguém corta cenouras, batatas e couve-flor com tamanha paciência sem que exista, em algum lugar muito escondido, uma delicadeza guardada que insiste em sobreviver. Pensei que talvez a aspereza tenha sido uma armadura e que a sopa revelava uma verdade que quase nunca encontrava palavras para aparecer.

O fio da memória é mesmo um extraordinário condutor. E, quem sabe, o fio do cuidado também o seja. Hoje, quando ela chegou com aquele pacote doce, de repente a sopa encontrou a cuca. Dois gestos separados por tantos anos e tantas histórias, mas unidos pela mesma delicadeza silenciosa de quem alimenta alguém.

Fiquei pensando que, às vezes, não é o que nos feriu que precisa seguir viagem dentro de nós. Às vezes, o que atravessa as gerações é justamente aquilo que resistiu às durezas. Um gesto. Um jeito de preparar comida. Um cuidado que sobreviveu quase escondido.

Talvez essa seja uma das mais bonitas heranças que os pais deixam para os filhos. Muito mais do que a bela cor dos olhos, definida pela genética e que não deixam chance aos dias em família: são os gestos presenciados que decidem o tom que se dá a vida. É a delicadeza que, mesmo escondida, ganha vida nos atos das filhas. E aparece boiando no legume cortado com paciência, na cuca que chega para adoçar o sábado frio e tumultuado.

No fim das contas, suavidade não derrete o gelo, mas é ela que nos ensina a atravessá-lo. Han Kang fala muito sobre isso no ‘Sem Despedidas’, que recém acabei de ler. Um livro inteiro de frio, neve e amizade que sobrevive às distâncias, como a nossa. Terminei a leitura (e o sábado) com a sensação de que o inverno não é apenas uma estação, mas também um lugar onde os pequenos gestos de cuidado se tornam mais visíveis.

A sopa absolvia a mãe, a cuca desculpava o jantar frustrado da véspera. Antes dela ir embora, embalei com amor umas fatias de um pão cheio de grãos e escrevi a receita do bolo que ela gostou no guardanapo. Também queria justificar minhas faltas.

É silenciosa a certeza do afeto, que quando é de verdade, nunca cobra perfeição. Ele apenas encontra um jeito de voltar.

– Flávia Bernardi

A imagem escolhida para ilustrar o texto, é a capa do livro A CORRESPONDENTE, de Virgínia Evans. A responsável pela criação da capa foi Anna kochman. A editora é ARQUEIRO e foi lançado em 2026. Recomendo a leitura.